Campo de entrada de dados do tipo "Fck".

Utilizado para possibilitar a entrada e representação de texto com formatação HTML. Oferece ao usuário um editor de textos que possibilita formatar o conteúdo de forma amigável (ou seja, um editor WYSIWYG). Uma representação da entrada deste tipo de dado pode ser visualizada na figura acima. É representado no banco de dados pelo tipo ‘text’:

1
ALTER TABLE tabela ADD COLUMN coluna TEXT;

Um exemplo de instanciação do campo é o seguinte:

1
2
3
4
5
6
7
8
<field
	type="Fck"
	column="description"
	label="Description | pt_BR: Descrição | es_ES: Descripción"
	owner-only="true"
	public="false"
	embedded-images="true"
/>

Os atributos “owner-only” e “public” funcionam da mesma forma que os atributos homônimos do tipo File. Assim, caso o valor de “public” seja “false”, quando um arquivo é enviado ao servidor, o tipo “Fck” atribui a ele uma chave (hash) que funciona como senha. O arquivo somente é exibido caso esta chave seja passada. Quando o arquivo é inserido no texto rico, o link gerado já possui a chave. Isto significa que, caso este texto seja utilizado em uma área pública (p.e., uma homepage), os arquivos serão exibidos corretamente. Caso, entretanto, este texto seja utilizado de forma privada, seu arquivos estarão seguros do acesso alheio.

O tipo “Fck” possui um aprimorado suporte à arquivos multimídia, possibilitando, além de imagens, o envio de vídeos e aúdios que são exibidos pelo player padrão do HTML5. Para que esta exibição seja possível, alguns tipos de arquivos de aúdio e vídeo precisam ser convertidos para os tipos suportados pelo HTML5. Assim, é necessário que o servidor que hospeda a instância do Titan tenha o utilitário “avconv” instalado.

Funcionalidades para inclusão de arquivos multimídia.

Para instalar o “avconv” no Windows, baixe a biblioteca “libav” no link abaixo, descompacte-a em seu sistema de arquivos e insira o caminho absoluto até a pasta “usr\bin” da biblioteca no path de seu Windows.

http://builds.libav.org/windows/

Para instalar no Debian, faça:

1
2
3
su -
aptitude update
aptitude install libav-tools

Em relação ao atributo “embedded-images”. O objetivo é ser utilizado com a API REST-Like do Titan visando facilitar a disponibilização offline das imagens de textos ricos em aplicativos móveis. Este atributo é por padrão “false”. Quando ativado (em um XML de mapeamento de entidade para o barramento de serviços) ele fará com que o Titan troque todas as URLs das imagens do valor do campo do tipo Fck por um imagem embutida (em base64) na própria tag ‘img’. Com isso o conteúdo pode ser gravado no banco de dados local do aplicatio e, ao ser aberto em um WebView, irá exibir as imagens sem necessidade de baixá-las da internet.