Este tipo permite a criação de URLs semânticas](http://en.wikipedia.org/wiki/Semantic_URL) para sites que utilizem instâncias do Titan para a gestão de conteúdo. Basicamente ele permite que seja inserido no item em edição uma “string” sem espaços, acentos, letras maiúsculas ou caracteres especiais. Esta “string”, por sua vez, pode ser utilizada para referenciar o item ao invés do ID numérico (chave-privada). A maior vantagem no uso deste tipo é permitir que ferramentas de busca como o Google ranqueiem](http://pt.wikipedia.org/wiki/PageRank) de forma melhor o conteúdo do site.

Para utilizar deve-se criar na tabela no banco de dados uma coluna VARCHAR com propriedades ‘NOT NULL’ e ‘UNIQUE’ (fundamental, pois este recurso irá substituir o ID do item na página). No XML ficará:

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
<field
	type="Slug"
	column="nome_da_coluna"
	label="URL Amigável"
	required="true"
	unique="true"
	max-lenght="512"
	help="Irá compor a URL do link deste item no site principal."
	base="_ID_DO_FIELD_EM_QUE_SERA_BASEADO_"
/>

Repare que este tipo possui um atributo específico denominado “base”. Seu uso não é obrigatório, mas nele pode ser atribuído o ID de outro field que o tipo “Slug” utilizará para gerar automaticamente uma proposta de URL amigável.